O problema
A insônia afeta milhares de pessoas. Só no Brasil, estima-se que 40% da população sofra deste problema segundo a OMS (organização mundial da saúde), o que significa quase metade da população de todo o país.
Quando se tem insônia, o sono fica muito leve e de má qualidade, fazendo com que o ser humano durma poucas horas ou então não entre em sono profundo.
Todas essas experiências podem ser muito frustrantes, principalmente para aqueles que tentam combater o problema tomando remédios. Além de irritabilidade, mal funcionamento do organismo, obesidade, falta de memória e cansaço extremo, a insônia pode causar depressão e diversos outros distúrbios emocionais. Conheça todos os detalhes a seguir.
Pilates no tratamento da insônia
O Pilates é um conjunto de exercícios que podem ser realizados de diversas formas, com ou sem o auxílio de equipamentos, dando o total e completo controle do corpo e também uma extensa conexão com a mente. Ele caracteriza-se por atuar em diversos aspectos da nossa vida, trazendo vários benefícios através de seus movimentos.
O Pilates também garante o relaxamento, pois seus exercícios liberam endorfinas, que produzem uma sensação de bem-estar, e reduzem a ansiedade na hora de dormir.
Por meio de seus princípios, o Pilates promove sensações de tranquilidade e consciência corporal, onde a sobrecarga dos movimentos é aumentada até um nível ideal e gradativamente, sendo realizado com poucas repetições, o que leva a uma melhor resposta na qualidade do sono.
Por trabalhar com a respiração, o Pilates também mobiliza o sistema nervoso fazendo com que o corpo garanta um enorme relaxamento. Sendo assim, ele reduz problemas como a ansiedade e o estresse que são umas das grandes causas da insônia.
Mas lembre-se, apesar do Pilates cooperar com a ajuda no tratamento da insônia, somente um bom diagnóstico médico pode auxiliar para a cura deste problema, por isso é importante que você procure um médico especialista no caso.
Praticando Pilates e fazendo o tratamento indicado da forma correta, você com certeza terá a sua boa noite de sono de volta!
Fonte: Revista Pilates